sábado, 11 de julho de 2009

A origem da cachaça


"abre-te guela, que lá vai ela"


Uma das muitas histórias que já ouvi, foi a criação ou invenção da cachaça...
Eu não tinha idéia, mas a famosa cachaça é produto nacional. E foi "descoberta"(como tudo no Brasil), por mero acaso. Acompanhe:

Há uns 3, 4 séculos o petróleo daquele tempo era o açúcar. O Brasil, como uma colônia de exploração, era um grande produtor de açúcar e a principal forma de obter o açúcar era nos grandes engenhos de cana-de-açúcar. Para obter o açúcar era(e ainda é) preciso moer e cozinhar o caldo da cana, só que pra cozinhar era preciso mexer muito pra que o troço não "desande".

Nisso muitos escravos, paravam com o serviço e deixavam o caldo "desandar", voltavam as senzalas e no outro dia, ao trabalho. Só que nesse meio tempo o caldo havia fermentado, formando uma gororoba só, eles acendiam o fogo e continuavam a mexer o caldo.

Ao atingir 70º C(pra quem não sabe) o álcool, que se formou da fermentação do caldo da cana, evapora. Esse álcool acaba condensando no teto do engenho e por fim pingava(daí vem o nome pinga) nas costas dos escravos, cortadas pelas chibatadas do senhores de engenho, de onde veio o nome água ardente.

Com o passar do tempo isso, acabou virando uma técnica nos engenhos, os senhores davam um pouco dessa cachaça(não sei a origem desse nome) aos escravos para que trabalhassem com mais vigor.

Acabou sendo oferecida como aperitivo aos convidados nas casas dos senhores, e por fim chegando a todo bebin que se preze... como eu.

E por hoje é só pessoal.

_____________
Siga-me também pelo TWITTER, já tem uns loucos fazendo isso.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "abre-te guela, que lá vai ela"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vc é muito engraçado ¨cabra¨!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :D ;D

    ResponderExcluir

Vamos! Deixe seu comentário.