"abre-te guela, que lá vai ela"
Uma das muitas histórias que já ouvi, foi a criação ou invenção da cachaça...
Eu não tinha idéia, mas a famosa cachaça é produto nacional. E foi "descoberta"(como tudo no Brasil), por mero acaso. Acompanhe:
Há uns 3, 4 séculos o petróleo daquele tempo era o açúcar. O Brasil, como uma colônia de exploração, era um grande produtor de açúcar e a principal forma de obter o açúcar era nos grandes engenhos de cana-de-açúcar. Para obter o açúcar era(e ainda é) preciso moer e cozinhar o caldo da cana, só que pra cozinhar era preciso mexer muito pra que o troço não "desande".
Nisso muitos escravos, paravam com o serviço e deixavam o caldo "desandar", voltavam as senzalas e no outro dia, ao trabalho. Só que nesse meio tempo o caldo havia fermentado, formando uma gororoba só, eles acendiam o fogo e continuavam a mexer o caldo.
Ao atingir 70º C(pra quem não sabe) o álcool, que se formou da fermentação do caldo da cana, evapora. Esse álcool acaba condensando no teto do engenho e por fim pingava(daí vem o nome pinga) nas costas dos escravos, cortadas pelas chibatadas do senhores de engenho, de onde veio o nome água ardente.
Com o passar do tempo isso, acabou virando uma técnica nos engenhos, os senhores davam um pouco dessa cachaça(não sei a origem desse nome) aos escravos para que trabalhassem com mais vigor.
Acabou sendo oferecida como aperitivo aos convidados nas casas dos senhores, e por fim chegando a todo bebin que se preze... como eu.
E por hoje é só pessoal.
_____________
Siga-me também pelo TWITTER, já tem uns loucos fazendo isso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"abre-te guela, que lá vai ela"
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc é muito engraçado ¨cabra¨!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :D ;D