domingo, 9 de novembro de 2008

1808 o ano que redescobriram o Brasil - Part 1

Boa idéia Dom João
Boa idéia Dom João


Como seria o Brasil sem a vinda da "Família Real" até aqui?
Pensei nisso depois de fazer uma prova do vestibular daqui (pra também complementar o outro post).

Acho que todos conhecem Napoleão Bonaparte, um grande imperador que pisou nos calcanhares de muita gente(ele era baixinho, mas não era só por isso). Seu principal objetivo era conquistar o Velho Mundo, como é chamada a Europa, Asia e Africa. Um plano de proporções expantosas, por isso o chamavam de louco.

Mas para isso ele tinha que derrubar as maiores potências a Inglaterra, Alemanha(nem tanto) e Russia(pior ainda). No meio dessa briga(era pau mesmo, morreu muita gente. 10.000 só numa batalha) estava Portugal, que tinha negócios com a Inglaterra.

Napoleão pressionou o então rei de Portugal, que por acaso era Dom João, a cortar os comércios com a Inglaterra, ou então todo mundo ia pra bala.

Não sei se vocês repararam, mas Portugal é do tamanho de um ovo, não tinha como plantar comida para toda população e era isso que Portugal pedia sempre a Inglaterra em troca de tecido e Açúcar.

Dom João pediu a Napoleão o "seguro-alimentício", o que o baixinho negou, porque toda comida era enviada à batalha que já havia virado guerra.

Então o que fazer nessa hora? Se fosse você o que faria?
________________________________________

Se quiser saber o que aconteceu, assista o próximo episódio, nesse mesmo canal, nesse mesmo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos! Deixe seu comentário.