domingo, 26 de outubro de 2008

Dia do fico... A verdade!

Esse rapaz(cadê o pescoço?) só tem a cara de besta.

Isso mesmo caro leitor. A verdade do dia do fico! Se alguém não sabe o que é isso lá vai uma pequena aula sobre o assunto.
Dica: Aproveite para dormir.

O Dia do Fico deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.

Por volta de 1821, quando as Cortes Portuguesas mostraram a idéia de transformar o Brasil de novo numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.

Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, eles pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por Portugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.

Este episódio prenunciou a declaração de independência do Brasil que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.
Fonte: Wikipédia

Pois é isso que "eles" querem que você saiba caro aluno!
Vou contar toda a verdade a vocês:

Dom Pedro(1º) achou a vida no Brasil bem mais agradável. Mulheres a seus pés, comida e bebida a vontade(como todo príncipe) e a melhor parte... As praias do Brasil! Ele não queria mais viver o inverno da europa, aqui era bem melhor pra ele!

Mas o que aconteceu pra acontecer o dia do fico?
Dom João XI('coincidentemente' pai de Dom Pedro) viu que as coisas em Portugal estavam esfriando(lembram de Napoleão?), então decidiu reunir toda a família e tornar denovo-novamente o Brasil em Colônia(vejam só!). O que já era desde o, vulgo, descobrimento, passou a ser a corte de Portugal(que chik...) em meados do ano de... sei lá(depois explico também).

Quando essa notícia chega aos "descansados" ouvidos de Dom Pedro, ele enlouquece:
- Voltar pra Portugal! Pro frio! Nãããão...

Então começa a mais bem planeja ação contra a ida de Dom Pedro a Portugal(só foi uma, por isso foi a melhor, dãã.). O pessoal casca-grossa da corte pega um monte de gente pra assinar um papel para que o Pedro não fosse pra Portugal, aí tava o problema o ano era 1822. Quem no Brasil esse ano, sabia escrever? Então o jeito foi pegar o nome do povo e tacar no papel. De acordo com a história foram 8 mil assinaturas(eu não contei!).

Vendo que o plano deu certo, Dom Pedro vai pra uma praça cheia de gente e berra:
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico"
Com algumas modificações(o povo mente, nós sabemos!).

Isso foi em 9 de janeiro de 1822, um momento histórico que desencadeu posteriormente a independência do Brasil, por isso deixo aqui minha reenvindicação de que esse dia seja lembrado.

Agradeço a todos que tiveram a paciência de ler esse post, você é um herói. Parabéns!
_____________
P.S.: Parece que as 8 mil assinaturas era de gente morta, com certeza os donos das assinaturas hoje estão mortos.

P.S.2: Sabe o nome de Dom Pedro? olha: "Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon"

P.S.3: Vou deixar de escrever tantos "p.s."

3 comentários:

  1. pucha como vc é esperto,amei o seu texto

    bjs

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Brigado pelo Comentário e por ter gostado do Texto!

    ResponderExcluir

Vamos! Deixe seu comentário.