terça-feira, 4 de agosto de 2009

Conversando no ônibus


"[som estranho de carro enguiçando]... pelo menos vai dar tempo de eu cantar outra"


Na Terça-feira tudo corria bem e tranquilo... A viagem no Buzão estava bem agradável, depois de meia hora de percurso. Sobe muita gente no ônibus, que há pouco estava vazio, e quase todas as cadeiras são ocupadas.

No meio dos novos passageiros vem um senhor de certa idade. Com algumas sacolas, e senta ao meu lado. A viagem já estava me dando um pouco de sono, e nem prestei muita atenção no velho...

Do nada o anônimo senhor puxa assunto, me disse que não tinha estudado, mas conhcecia muito o Nordeste, que só aprendeu a ler e escrever já adulto, e me contou que era escritor de literatura de cordel... pra quem conhece esses escritores, sabem que eles falam sem parar e esse não era excessão!

Eu querendo aproveitar meu "quase-sono" não queria ouvir muita coisa não, pra não parecer de mal grado fui conversando com o velho... Como dei muita corda o carreteu desenrolou...

Ele me aparece com uma cantoria de intermináveis minutos, sobre o Brasil, o senado, efeito estufa, Obama, fulano, beltrano, e nem sei quem mais! Minha viagem tranquila foi pelo cano, como disse Zé lezin: "... isso só é bonito até dois minutos, passou disso, num tem quem aguente!".

O velho começa a se animar... O ônibus sobe uma grande ladeira... eu rezando pra que o velho saia na próxima parada... [som estranho de carro enguiçando], o ônibus chega até o topo da colina e para de uma vez!
Motorista: Calma aí gente acho que o motor esquentou! Não vai demorar muito.
Velho: pelo menos vai dar tempo de eu cantar outra.

E recomeça uma nova canção que eu nem quis prestar atenção. Passam 5 minutos, e eu rezando aos céus "PAI! Por que me abandonastes!", instantes depois num barulhão do motor o buzão religa! Milagre(?).

Depois de uns 2Km o velho ainda terminando a última canção se despede e faz um convite... "Quando for a Lagoa de Roça(Paraíba), passe no bar do poeta, que eu tô sempre lá cantando..."

Ainda não vi novamente velho, mas outras coisas aconteceram nessas viagens...

_____________
Siga-me também pelo TWITTER, já tem uns loucos fazendo isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos! Deixe seu comentário.