sábado, 7 de março de 2009

Tratado de Tordesilhas

Humor de Escola | Tratado de Tordesilhas
A verdadeira divisão


Ainda hoje a maior divisão de terras é conhecida por muitos terráqueos! O grandioso Tratado de Tordesilhas. Mas o que realmente foi esse tratado?

Como espero que saibam, nos anos dos tratados marítimos(1450-1550), as duas potências do globo eram(vejam só!) Espanha da Coroa de Castela e Portugal da Coroa de Portugal. Essas duas coroas disputavam fortemente o controle do mar, consequentemente o famoso Caminho das Índias.

Nessa disputa um primeiro tratado foi feito, o tratado de Alcáçovas(não alcachofras) que dizia o seguinte:
- Um paralelo na altura de canárias(imagem) dividiria ao norte pra Espanha e o sul pra os portugas!

Os portugueses ficaram numa boa, a maior parte do bolo foram pra eles, não tinha de que reclamar. Porém um maluco chamado Colombo estragou essa festança, nem merece explicações!

Mas os portugueses correram atrás do prejuízo disseram logo que essa descoberta era na terra deles. Nisso os espanhóis decidiram reaver as terras e um novo tratado foi feito a Bula Inter Coetera(nem me perguntem o que significa...).

Esse regia(que português o meu, não!):
Assim, em 3 de maio de 1493, a Bula Inter Coetera estabelecia uma nova linha de marcação, um meridiano que separaria as terras de Portugal e de Castela. O meridiano passava a cem léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As novas terras descobertas, situadas a Oeste do meridiano a 100 léguas de Cabo Verde, pertenceriam a Castela. As terras a leste, pertenceriam a Portugal. A bula excluía todas as terras conhecidas já sob controle de um estado cristão.

Mas Portugal sabia das coisas, 100 léguas era muito pouco, "...as terras estavam mais afastadas", pensaram eles(eu acho)! Brigaram de novo e conseguiram um novo tratado o Tratado de Tordesilhas (finalmente cheguei nele).

Esse era o melhor tratado para Portugal depois do Alcaçóvas.
Ele dizia o seguinte:
O Tratado estabelecia a divisão das áreas de influência dos países ibéricos, cabendo a Portugal as terras "descobertas e por descobrir" situadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde(imagem), e à Espanha as terras que ficassem além dessa linha.

E depois disso deu no que deu, é por isso que existiram as capitanias.
_______________
Imagem dos dois últimos tratados:

Humor de Escola | Tratado de Tordesilhas

3 comentários:

Vamos! Deixe seu comentário.