segunda-feira, 23 de março de 2009

Crise do Feudalismo

Humor de Escola | Crise do Feudalismo


Então pessoa nesse tempo de crise é sempre bom olharmos o passado e ver como foi que os nossos antepassados reviveram das cinzas.
Tem uma frase bem bonita da Einstein que passa no SBT sobre a crise, imagine que ela está “aqui”.

Essa é uma das maiores crises que o mundo já viu, mas tem uma que particularmente adoro, foi possivelmente a primeira crise mundial, ao menos se pensava naquele tem-po. Foi a Crise do Mundo Feudal (pois é, vou falar de história sim).

Pra quem não sabe o que era Feudo, vou dar uma rápida explanação (quem quiser uma explicação melhor se esbalde no Wiki):

Antes de Capitalismo e do Socialismo existiu uma outra forma de sistema eco-nômico/político/social, era exatamente o Feudo. A forma de organização era a seguin-te: Entre os séculos VII e IX(século 7 e 9 pro A.N.AL.F.A.S.), começaram a surgir vilas, grandes propriedades rurais que tinham por objetivo a auto-suficiência, ou seja, o que a Petrobrás fez pro Brasil em termos de petróleo.
Nas vilas, a mão-de-obra passou a ser dos colonos, eles produziam e entrega-vam uma parte aos senhores feudais, em troca da permissão do uso da terra. E além disso eram obrigados a trabalhar na terra do senhor.

Pois bem agora vou explicar como foi a Crise (talvez a palavra mais falada nos telejor-nais da Globo) desse sistema.

Nesse tempo não existia televisão, então “aja minino no mundo”. A procura de alimen-tos era maior que a oferta, faltava comida, e a produção feudal não supria a necessi-dade do povo que se multiplicava como coelhos.
Nessa altura do campeonato já estavam nos anos 1000, e umas coisinhas começaram a acontecer as Cruzadas. Quando elas acabaram foi aberto um novo e vantajoso ne-gócio o mercado do oriente, um concorrente bem mais forte que a produção feudal o que acabou por destruir qualquer vestígio desse.

As famosas especiarias do oriente eram muito procuradas na Europa, isso só acabou com o descobrimento da América, mas isso é uma outra história.

Pois bem agora que vocês sabem como tudo acabou, basta olhar pro passado pra aprender. Quem sabe o sistema capitalismo afunde de vez agora, embora eu ache muito difícil, mas o socialismo já foi.

Só resta agora pensar qual seria (ou será) o próximo sistema econômico que dominará o mundo e comentar esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos! Deixe seu comentário.