terça-feira, 25 de novembro de 2008

Inconfidência mineira - Traição

Na história das terras tupiniquins já houve muitas traições, mas talvez esse que agora vos falo tinha sido a pior, tanto para quem sofreu como para o Brasil



Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes. A maior traição(na miha opinião) de toda a história brasileira, foi contra esse Homem.

Na escola, lá na 1ª série, conheci a história desse rapaz. Hoje ninguém se preocupa em contar a verdadeira história, mas (como sempre!) eu vou abrir o bocão!

Como vocês devem saber tiradentes era o companheiro, mais pobre, de um grupo de burgueses que queriam a Independência da então colônia Portuguesa, o Brasil. Dentre esse grupo, os componentes eram padres, governantes, tenentes e etc.

Esse grupo tinha o objetivo de criar uma revolução, pra começar um possível ataque contra as tropas portuguesas, e expulsá-los das terras Brasileiras. Então aconteceu o marco da Inconfidência Mineira, a traição.

Foi Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes, ou só Joaquim Silvério dos Reis, que entregou os nomes de todos os inconfidentes. No jugamento Tiradentes primeiro negou sua participação, mas depois voltou atrás. Assumiu toda a responsabilidade da inconfidência, inocentando os seus companheiros.

Um ato realmente nobre. O seu sacrifício salvou muitos dos seus companheiros. Mas nem todos tiveram a mesma sorte (principalmente os mais pobres e lascados do grupo). E partilharam do mesmo destino de tiradentes.

Condenado à morte Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792.
E assim, numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local.
Origem: Wikipédia

Depois de ser enforcado tiradentes ainda foi esquartejado. Como mostra a imagem no começo do post.
............................
Pedro Américo foi um pouco mentiroso além da verdade na sua tela. O cabelo e a barba de Tiradentes foram rapadas. E ainda passou um bom tempo exposto, para que ninguém tivesse a mesma idéia que ele.
............................

Essa foi a maior traição feita nas terras brasileiras.
____________
P.S.: A prova de fidelidade foi uma das maiores existentes, tiradentes sabia o que lhe esperava se assumisse toda a culpa. Cabe a vocês julgá-lo, pois isso eu nunca farei.

6 comentários:

Vamos! Deixe seu comentário.